De acordo com a Resolução do CFM n°2.174 DE 14 DEZ 2017, a avaliação pré-anestésica é obrigatória para todo paciente que será submetido a procedimentos anestésicos. A avaliação pré-anestésica nada mais é que uma consulta médica, onde o anestesista realiza a coleta de dados e a realização de exame físico no paciente, de modo que, levante informações que serão importantes para a escolha do tipo de anestesia, via de aplicação, via área caso seja necessário intubação, identificação de possíveis complicações, entre outros.
O agendamento é feito diretamente pela CoopanestRP em horários e dia da semana pré-estabelecidos. O atendimento é feito na sede da CoopanestRP e acontece todas as segundas-feiras no período da manhã e da tarde. Caso o paciente não possa comparecer neste dia é preciso confirmar a disponibilidade da equipe anestésica para atendimento em outros dias.
Sim! Nossa equipe faz atendimento por telemedicina. O agendamento é feito diretamente com a CoopanestRP de acordo com a disponibilidade da equipe médica.
Para saber valores da consulta pré-anestésica entre em contato com a equipe do agendamento da CoopanestRP.
O pagamento da consulta pode ser feito via PIX, transferência bancária, diretamente na sede com pagamento no cartão de débito ou cartão de crédito em até 3x sem juros ou link para pagamento (deve ser pago até 48h após a emissão do mesmo).
A consulta pré-anestésica acontece na sede da CoopanestRP com pelo menos 48 horas de antecedência a realização do procedimento. Ressalvo em situações específicas que é autorizado realizar no dia do procedimento. Confirme orientação com equipe do agendamento da CoopanestRP.
A consulta pré-anestésica acontece na sede da CoopanestRP com pelo menos 48 horas de antecedência a realização do procedimento. Ressalvo em situações específicas que é autorizado realizar no dia do procedimento. Confirme orientação com equipe do agendamento da CoopanestRP.
Sim! A consulta por telemedicina é sugerida quando o paciente reside em outra cidade ou apresenta dificuldades para o deslocamento até o consultório do médico anestesista. É aconselhável que os exames prévios sejam feitos com antecedência, de modo que os resultados sejam enviados a equipe do agendamento antes da consulta. Atenção! Aplicativos como WhatsApp ou vídeo chamada não são autorizados para o atendimento médico no Brasil.
Sim! Há a possibilidade de você passar em consulta com o médico anestesista de sua confiança para realizar a consulta pré-anestésica. Contudo, você deverá enviar via e-mail ou via WhatsApp o relatório médico para a CoopanestRP, de modo que o médico que irá fazer o procedimento anestésico esteja ciente da sua condição de saúde.
Não tem problema. O importante é que você faça a consulta pré-anestésica com o médico anestesista. Os exames podem ser enviados posteriormente via e-mail ou WhatsApp. Vale ressaltar que os exames devem estar prontos ANTES DA DATA DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO, pois caso tenha alguma alteração será identificado com antecedência.
Sim. Caso o médico anestesista considere de risco a realização do procedimento devido a alterações laboratoriais, pode acontecer a suspensão temporária da realização do exame. Neste caso, deverá ser controlado a alteração, repetir o exame alterado e somente após resultado dentro dos limites esperados deverá ser feito novo agendamento.
Sim! No momento atendemos apenas pacientes que estejam vinculados ao convênio da UNIMED.
Sim! O pagamento é feito pelo paciente portador do seguro à CoopanestRP e a CoopanestRP emite a nota fiscal no nome do paciente. Posteriormente o paciente é orientado a entrar em contato com a seguradora para solicitar o reembolso do valor.
Sim. Há acréscimo de 30% no valor do procedimento. Por ser tratar de dias em que a escala médica habitualmente é reduzida, há a necessidade de deslocamento de profissionais a mais para a realização do procedimento.
Sim. A emissão de nota fiscal acontece tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.
Sim. A consulta deverá ser reagendada após melhora completa dos sintomas. A data de reagendamento estará sujeita a disponibilidade médica. E não, não é cobrado nenhum valor a mais para o reagendamento.
Sim! O jejum é de extrema importância para a segurança do paciente que será submetido a procedimentos anestésicos, devido ao risco de aspiração brônquica.
Cada procedimento anestésico tem uma indicação de tempo de jejum. Questione o seu médico durante a consulta pré-anestésica para melhor esclarecimento e qualquer dúvida entre em contato com a equipe do agendamento.
Embora a anestesia seja considerada atualmente um procedimento seguro, ainda existem riscos em relação a sua aplicação. Antes de tomar a decisão de aceitar ou não o procedimento anestésico, você será submetido a assinar um documento chamado TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE, ESCLARECIDO E PÓS-INFORMADO, que contém todas as informações a respeito do procedimento anestésico para a cirurgia que será feita em questão, incluindo os riscos e intercorrências que podem acontecer.
Sim! Situações em que o paciente é submetido a procedimento anestésico e receberá alta no mesmo dia em que realizou o exame é obrigatório a presença de acompanhante.
Depende. Os procedimentos anestésicos incluem medicações que são sedativas, bloqueadores neuromusculares, opioides, entre outros. Todas as medicações provocam sonolência e sensação de relaxamento no paciente. Pode ser o que procedimento que será feito, não tenha necessidade de anestesia geral, que é quando você é “colocado pra dormir” durante o exame e/ou cirurgia. Porém, não é porque você não estará dormindo que você verá acontecer a cirurgia ou sentirá dor. As medicações são sempre para proteção do paciente. Desta forma, mesmo que a anestesia não seja geral, você não sentirá os desconfortos do procedimento.
A anestesia dura o tempo necessário para que o procedimento seja realizado, permitindo ainda após a reversão da mesma supressão da dor por um certo período de tempo, variando de pessoa para pessoa.
Após o término do procedimento, você será direcionado para a sala de recuperação pós-anestésica. Neste local você será atendido pelo médico anestesista e pela equipe de enfermagem o tempo todo que lá permanecer. Quem irá liberar você da sala de recuperação é o médico anestesista.